terça-feira, 27 de março de 2018

Alguns sinais de que você precisa de terapia



Olá leitores do blog, tudo bem?

Este é um post mais simples e direto. Infelizmente, ainda existe preconceito em relação a procurar ajuda/terapia/psicólogo/psiquiatra, o que é muito danoso, pois, podem nos levar literalmente a morte por doenças graves, suicídio, a causar danos a outros, bullying,crimes, vícios, separações e muitas outras situações trágicas.
Você não é louco, ou fraco, se precisar de ajuda profissional, é bom conversar com amigos, mas seus amigos não possuem neutralidade e técnicas para lidar com conflitos psicológicos, eles podem contribuir, mas não terão a visão de um profissional, certo?
Procurar ajuda é responsabilidade consigo, com os outros, com a sociedade em geral. Afinal de contas, todos nós já ouvimos aquele gracejo que diz que gente feliz não enche o saco- convenhamos, é verdade.
É importante que você procure um profissional sério, com sólida formação e que acima de tudo, seja ético. Na psicoterapia, por exemplo, a opinião dele não interessa, o que interessa na terapia, é que você descubra as suas.
Um profissional de saúde sério, sendo um médico, psicólogo, ou terapeuta vai saber orienta- lo em relação ao que você precisa, talvez você precisa fazer uns exames físicos, talvez você precise falar mais sobre o que pensa e sente. Talvez você precise comer melhor ou se exercitar mais.
Mais acima de tudo, um profissional atualizado deve ve-lo como um ser humano único e observar seu processo como algo complexo. Observar todos os aspectos do seu ser.
Bom, nosso corpo dá sinais de stress, e todas as doenças são causadas por stress. É importante ouvi-los antes que se torne uma sinal mais forte, ou uma doença grave.
Nós falhamos?
A maioria das pessoas em nosso país tem acesso a educação, porém não recebemos formação alguma relação ao nosso desenvolvimento emocional. A maioria de nós, tem uma mente sagaz, muita informação e reações emocionais de uma criancinha.
Nossos educadores não foram formados para nos educar emocional, social e moralmente.Nossos pais, geralmente apenas reproduzem o que receberam e também as mudanças sociais estão estremamente rápidas, as relações cada vez mais frágeis, ou líquidas, como nos aponta Bauman.
Sendo assim, quando enfrentamos, crises (que são normais do ponto de vista psicológico),muitas vezes não temos recursos para enfrenta-las.Nossos mecanismos de defesa, se armam como podem para proteger nosso equilíbrio psíquico, mas a que preço?
Eu indico a todos os meus clientes lerem o livro Inteligêcia Emocional, que explica como a Ciência tem caminhado para deixar de valoriar apenas o qi(quociente de inteligêcia), para estudar o q.e (quociente emocional).Geralmente,nós falhamos aí.






SEGUE ABAIXO ALGUNS SINAIS PARA VOCÊ OBSERVAR
5 sinais de que você precisa de terapia
1. Emoções muito intensas
Ser dominado pela raiva ou pela tristeza é motivo para procurar ajuda. Pessimismo e sensação de que somente o pior virá são sinais de que você não controla mais sua vida.
2. Dores de cabeça e de estômago constantes
O abalo emocional ataca o corpo todo. Situações de extremo estresse podem causar problemas graves na coluna, no pescoço, no estômago e em diversas outras regiões.
3. O rendimento no trabalho ou nos estudos acabou
A perda de interesse no trabalho ou nos estudos indica que algo pior pode estar acontecendo. Se a produtividade cai, se você começa a receber críticas de colegas ou chefes por falhas, considere ter ajuda.
4. Você não gosta mais de fazer o que fazia
Coisas que você sempre gostou de fazer, como ir ao cinema ou sair com amigos, perdeu a graça. Isso significa que algo em seu emocional não está bem. Não hesite em procurar ajuda.
5. Seus amigos estão preocupados com seu bem-estar
Amigos de verdade percebem quando algo está errado. Se esse é o caso e seus amigos estão tentando lhe dar indícios de que você não está bem, ouça.
Esteja atento aos sinais que seu corpo dá e que as pessoas ao seu redor lhe dão. Não permita que a vergonha de procurar ajuda faça seu estado mental piorar. Muitas vezes não é possível lidar sozinhos com traumas, conflitos e problemas. Por isso não hesite em encontrar uma terapia que se encaixe em seu perfil.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.







0 comentários: