segunda-feira, 23 de abril de 2018

O Arquétipo do Guerreiro


Hoje dia 23 de abril é comemorado o dia de são Joge ou Ogum, ou até São Miguel.Tanto faz, em todas as culturas, saudamos a imagem do guerreiro.
O arquétipo do guerreiro, também simbolizando pelo Deus grego  Marte – também o planeta ligado a Guerra, e Ares(romano) está associado a terça-feira, a cor vermelha simbolizando o sangue e a coragem e a cor azul, simbolizando proteção.

Na clínica podemos utilizar o arquétipo do guerreiro em muitas situações, porém umas das mais comuns é na dificuldade em reagir de forma assertiva, de lutar por seus sonhos e de muitas vezes enfrentar grandes dificuldades com obstinação e fé.
Quando um depressivo levanta todas as manhãs e se esforça para cumprir suas obrigações, é o arquétipo do guerreiro em si, que o levanta.

Esta energia também pode ser expressa  de forma positiva através das artes marcias, do exército, das forças de segurança, da dança, da ação, do impulso inicial e do impulso justo de defesa de algo que nos é caro.
Infelizmente, devido a nossa civilização esta energia arquetípica em todos nós está reprimida.Todos nós sabemos que raramente existem guerras e muitas vezes estas energia nas pessoas tem de ser desperdiçada através de jogos competitivos, video games violentos, filmes e etc.

Todos podem se beneficiar do uso deste arquétipo através do contato com imagens, imaginação ativa, músicas e praticando as atividades positivas relacionadas acima.
Todos temos o direito de lutar pela nossa realização.Todos temos o direito de nos defendermos.


Marte simboliza a própria essência do impulso guerreiro necessário para empreender a luta constante da qual depende a sobrevivência terrena. Simboliza o impulso para a ação, auto afirmação e a satisfação do desejo, a energia biológica dinâmica que impulsiona e realiza nossas necessidades. 
Representa também nossos instintos para lutar contra ameaças reais visando a autopreservação.

(...) "Em termos da fenomenologia, é preciso atentar para o fato de que a fraqueza, o retraimento, a omissão são tão agressivos quanto a manifestação aberta de agressividade. Ser roubado é tão agressivo quanto roubar. Suicídio é fundamentalmente igual a assassinato." (Winnicott). 

Quando o arquétipo marte está super ativado e sem comando libera comportamentos agressivos fortuitosO crime passional e a violência sexual são comportamentos lamentáveis, produto de um homem fraco, imaturo e rudimentar.  

O que é o machismo? É a masculinidade acuada. O macho acuado interpreta o enigma da diferença entre os sexos como uma desigualdade de valor. E a mulher não seria diferente dele mas inferior.  (Rita M. Kehl)

Quando o arquétipo Marte está funcionando de forma saudável, as pessoas vão sentir a energia vital, força e coragem, e vão expressá-las de maneiras não ameaçadora e não agressiva. Experiências sexuais serão intensas e vividas com sensibilidade, visando o bem estar do parceiros envolvidos. 

Quando a energia de Marte é reprimida, as pessoas podem ter baixo consumo de energia, uma incapacidade de se defender, sofrerá conflitos e impotência  na área sexual.

O Guerreiro alerta: Seja amável, gentil, sereno, porém, astuto. Seja 100% responsável por si. Assim você estará no comando, sem ninguém para culpar, nem culpar um  destino pré estabelecido. Se você responsabilizar outros por sua dor, você caiu na armadilha.

Esse arquétipo ajuda-nos a afirmar o nosso poder e a nossa identidade no mundo. Esse poder pode ser físico, psicológico, intelectual ou espiritual. 


A nível físico, o arquétipo do Guerreiro afirma que temos o direito de estar vivos e saudáveis. A consciência do Guerreiro inclui a disposição e a capacidade de luta e defesa.


A nível psicológico, a consciência do arquétipo está relacionada com a criação de limites saudáveis em relação aos outros e de fazermos valer os nossos direitos. 


Intelectualmente, o Guerreiro ajuda-nos a discernir, a ver que caminho, que ideias, que valores são mais úteis e favoráveis à vida.

 Imaginação Ativa - Reativando o Arquétipo do Guerreiro:  
Para acionar o arquétipo do Guerreiro

Cerque-se da cor vermelha. Pedras e flores vermelhas. Algo esculpido com ferro. Estude os deuses da guerra. OBSERVE IMAGENS DE GUERREIROS. Quebre um mau hábito. Comece um programa de exercícios, ESPECALMENTE ARTES MARCIAIS.
 Mantenha uma postura imponente, elegante, pois um guerreiro não anda curvado.


SALVE Jorge!







1 comentários:

Unknown disse...

A oração de São Jorge é um alicerce psiquico para as advergencias da vida.