terça-feira, 20 de março de 2018

GRATIDÃO, BEM ESTAR E CIÊNCIA




Nossa mensagem é lembrar que o campo da psicologia não é somente o estudo da patologia, fraqueza e danos; é também o estudo da força e virtude. Tratamento não é somente consertar o que está quebrado; é alimentar o que é melhor. Psicologia não é somente uma filial da medicina preocupada com saúde e doença; é muito mais. É sobre trabalho, educação, amor, crescimento; e viver.

(SELIGMAN E CSIKSZENTMIHALYI)


A gratidão é algo que pertence à nossa realidade enquanto seres humanos e pode ser concebida como uma resposta positiva a um benefício proporcionado por uma entidade exterior, daí que seja pertinente perceber de que modo influencia a vida daqueles que a praticam. Com relação a ser mais feliz uma nova vertente tem ganhado força - não apenas na psicologia - mas em muitas outras áreas da ciência. Problemas, patologias e crises do cotidiano estão sendo enfrentados com uma nova metodologia: a Psicologia Positiva, que nos últimos anos tem encontrado diversos adeptos. 
A Psicologia Positiva não é autoajuda, e sim um importante estudo cientifico comprovado e testado por Martin Seligmam e seus seguidores, tendo como objetivo desenvolver as forças de assinatura do ser humano e ao invés de olhar para as doenças analisa o que de bom, qualidades e potenciais  cada ser traz consigo fazendo com que mesmo em momentos de fragilidade consiga sair de situações difíceis, sobrepondo as virtudes  aos problemas. A psicologia positiva estuda as emoções positivas, a felicidade e os traços positivos do caráter ou forças pessoais, como a gratidão. 

OS BENEFÍCIOS DA GRATIDÃO PARA A SAÚDE

Segundo a pesquisa de Robert Emmons, quando olhamos os benefícios da gratidão diretamente sobre a saúde, percebe-se que as pessoas gratas, adoecem bem menos que as pessoas não gratas.
Uma outra coisa importante a notar é que as pessoas que mantinham um diário de gratidão, se exercitavam mais, isso por si só já melhora sua saúde física.
Cultivar a gratidão traz outros efeitos  a saúde, como mais e melhor tempo de sono de qualidade.(EMMONS,2007;Froh et.al, 2011).Outros resultados ligados a prática da gratidão são: Indivíduos mais criativo, recupera se mais depressa de adversidades.
Sistema imunólogico mais resistente,relacionamentos sociais mais fortes.
Ao contrário do que se pensa, de olharmos para gratidão somente como algo praticado somente no meio religioso, como uma filosofia, ou ainda como um comportamento educado, a ciência tem mostrado que a pratica consciente da gratidão tem resultados concretos sobre nossas vidas. E esses resultados são abrangentes.

GRATIDÃO E NEUROCIÊNCIA
 A neurociência também tem contribuído para compreendermos como o nosso cérebro funciona e como as emoções nos afetam, trazendo felicidade ou infelicidade.
Os principais mecanismos ligados à pratica da gratidão são relacionados ao Núcleo Accubens, área de recompensa do cérebro,ligada oa bem-estar, prazer, satisfação e auto-estima.
Ao agradecer liberamos dopamina e ocitocina que são neurotransmissores que aumentam nossa sensação afeto, tranquilidade e aumentam o otimismo e a vitalidade, nos fazendo sentir calmos e relaxados.


 Podemos concluir então que, a prática da gratidão gera muitos benefícios a saúde, além de melhorar nossos vínculos sociais e bem estar,vamos praticar a gratidão?

Desenvolvemos um programa online, totalmente inovador para ajuda-lo a aprender e praticar a gratidão no seu dia a dia, trocando experiência com outros alunos e de forma muito prática.
quer saber quado será a próxima turma?
entre em contato pelo 19 981941686 ou bruna.mudita@gmail.com

.

0 comentários: