terça-feira, 8 de novembro de 2016

Óleo de coco é mais eficaz do que antidepressivos




Um novo estudo realizado na Malásia verificou os efeitos do consumo de anti-oxidantes presentes no óleo de coco virgem para a saúde mental.
Parece ser o primeiro estudo desse tipo, no qual pesquisadores avaliaram os efeitos anti-estresse e antioxidantes do óleo de coco virgem em camundongos com lesões induzidas por estresse. O título do trabalho é Antistress and antioxidant effects of virgin coconut oil in vivo (Efeitos anti-estresse e antioxidantes do óleo de coco virgem in vivo) e foi publicado no jornal Experimental and Therapeutic Medicine.
Os pesquisadores realizaram vários testes de estresse em grupos de camundongos. O óleo de coco virgem foi comparado a uma droga psiquiátrica comumente prescrita, o Diazepam. Os grupos de controle incluíram ratos não submetidos ao estresse e ratos não tratados.
Seus resultados foram bastante impressionantes e sugerem que o uso de óleo de coco virgem de alta qualidade pode rivalizar medicamentos antidepressivos sem os efeitos colaterais perigosos. Os pesquisadores atribuíram o sucesso no tratamento à mistura única de ácidos graxos de cadeia média encontrados no óleo de coco, rico em gorduras saturadas e em antioxidantes presentes em óleos de coco virgens, que são mais viscosos e menos processados.
Enquanto nós não confirmamos a suposta “ciência” por trás das drogas psiquiátricas, que tenta medir coisas como “neurotransmissores” e “perfis bioquímicos” como verdadeiros indicadores de saúde mental que podem ser alterados por drogas químicas, é encorajador ver pesquisadores considerando alimentos naturais como alternativas, devido ao fato de que eles não têm todos os efeitos colaterais graves que as drogas psiquiátricas têm.
Um dos testes mais interessantes realizados nesse estudo foi uma medida de “tempo de imobilidade”, após um teste de natação forçada. Os pesquisadores descobriram que os ratos não tratados tiveram um tempo de imobilidade maior do que os ratos tratados com óleo de coco virgem. Eles atribuem isso ao alto teor de ácidos graxos de cadeia média presentes no óleo de coco virgem, que é conhecido por produzir termogênese e aumento de energia.
Uma área em que o óleo de coco virgem (VCO) realmente superou a droga Diazepam foi na oxidação e eliminação de radicais livres. Isso é algo que pode ser medido pela peroxidação lipídica (MDA) e os níveis da enzima antioxidante SOD [A enzima superóxido dismutase – SOD – está presente em células de vários tipos de seres vivos e tem papéis importantes no combate aos radicais livres que podem danificar mortalmente as células]. O estresse é conhecido por aumentar a oxidação e a criação de radicais livres, o que leva a lesão celular neuronal e à morte. Os antioxidantes, por outro lado, invertem esta tendência e ajudam a evitar mais danos neuronais.
Os pesquisadores descobriram que:
O VCO foi capaz de reduzir a peroxidação lipídica e aumentar a atividade de SOD sérica em camundongos submetidos a teste de natação forçada e nos cérebros de camundongos submetidos à limitação crônica pelo frio. Foi previamente reportado que o VCO é rico em polifenóis e estes antioxidantes podem contribuir para o aumento dos níveis de enzimas antioxidantes, que, subsequentemente, reduzem a inflamação e a peroxidação lipídica em camundongos tratados com o VCO. A restauração dos níveis de antioxidantes no cérebro pode ajudar a evitar mais danos neuronais e evitar o esgotamento posterior de monoaminas [neurotransmissores] incluindo a DA [dopamina]. Em conclusão, o presente estudo demonstrou o potencial do VCO na prevenção de danos induzidos por exercícios, e pelo estresse causado pela restrição crônica pelo frio – além de ter restabelecido o equilíbrio dos antioxidantes. Esta actividade anti-estresse promissora pode ser atribuída aos polifenóis e ácidos graxos de cadeia média presentes no VCO.
É hora de termos um novo paradigma na saúde mental. As drogas não são a solução para o estresse e a depressão. Alternativas não-medicamentosas não apenas são mais seguras, como também podem ser mais eficazes do que as drogas farmacêuticas.

Este artigo foi publicado originalmente em www.GreenMedInfo.com

k



0 comentários: