sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A Doença é uma carta



A Doença é uma carta







A doença é uma carta do seu inconsciente para você. Ela é como uma daquelas bombas dos filmes de ação, ou você corta o fio certo, ou ela explode você e todo mundo junto.




Eu pesquiso saúde há muitos anos, aliás psicossomática é, digamos assim, a minha especialidade.


Infelizmente nós entendemos saúde como ausência de doenças. Até a Organização Mundial da Saúde já mudou a definição de saúde para "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".


Se pensarmos na psicossomática existe sempre uma razão para o adoecimento. O adoecimento tem um motivo. O sintoma que você tem serve justamente no tipo de dor emocional, serve perfeitamente a como sua mente funciona, pode até ter começado na sua infância. Todos sofremos, todos adoecemos, mas “nosso” sintoma é muito particular.


O tipo de doença que você costuma ter, faz parte da sua personalidade, por isso a cura pode se tornar muito difícil. Você talvez não saiba mais como é não se sentir mal, nem como é a sensação de estar disposto e feliz. Muitos médicos e psicanalistas já se debruçaram sobre o tema, algumas conclusões são:


A doença é seu lado sombra vindo à tona, seus maus hábitos, sua preguiça de se exercitar, sua gula, seus medos, sua raiva, seu rancor... tudo vindo à tona! Portanto a doença não é ruim, você não deve lutar contra ela e sim entender que foi você que a criou. Sim, foi você que a criou. Nunca no sentido de se sentir culpado, mas no sentido de entender que a doença é um chamado de mudança. Um chamado para mudar de vida, um chamado para mudar você.


Um recall- digamos, assim.


Talvez pra se curar você precise acordar mais cedo para malhar, talvez dormir mais cedo. Talvez dizer adeus aquele amor que não deu certo. Talvez mastigar com calma. Talvez ainda, aprender a relaxar e confiar em si mesmo, ou ainda, mudar de emprego .


Provavelmente você parou de escutar os seus instintos. Provavelmente você esqueceu sua alma dentro de alguma gaveta e ela precisa sair.

Eu quero que este texto possa ajudar você. Vou listar alguns tópicos básico, perdoe me franqueza, eu sei que dói, mas é necessário.


Eu quero que você saiba também que este texto não é só teórico, este texto foi baseado no meu próprio sofrimento, nas minhas superações, nas histórias dos meus clientes.


 Você já deu o primeiro passo em direção a cura chamado:


Educação. Pesquise sobre o seu sintoma, leia livros, procure médicos e terapeutas que possam ajudá-lo a esclarecer quais são as razões do adoecimento. Tenha sempre acesso a uma segunda ou terceira opinião.


 Insista. Você levou anos construindo esse sintoma, não espere que ele desapareça magicamente.


Desapega. Não se refira ao seu sintoma como “ minha depressão “, “minha dor nas costas”, “minha bipolaridade”.Vamos fazer novas amizades.


 Tudo Muda. Aquele velho ditado que diz que não há mal que felicidade que sempre dure nem mal que perdure vale aqui. É só uma fase, não faça drama. “Everybody hurts “ a canção do REM é genial nesse sentido. Todos sofrem, por algo, a vida é feita de prazer e dor, não espere apenas deleite e calmaria. Sua dor não é maior do que a ninguém. Não valorize mais seus problemas, procure olhar pra tudo que você tem( tenho certeza que é muito mais).Pra cada órgão não funcionando perfeitamente bem, você tem vários outros ótimos.


 Procure estar em grupos. Entre em grupos de pessoas que tem o mesmo sintoma, um grupo sempre ajuda, apóia, troca idéias. Caso você não encontre, funde um, você vai se surpreender com o quanto você pode ajudar alguém e vai aprender com quem passou por isso antes. A internet é uma ótima ferramenta pra isso hoje.


Saia, não se isole.


Separe um tempo para refletir, mas não se acomode. Conte com o apoio dos colegas, da família.


 Tome responsabilidade pela sua vida. Você criou o problema, você pode resolvê-lo caso você esteja pronto. Nós criamos todas as nossas doenças por muitos motivos. Má alimentação, stress, emoções negativas reprimidas, traumas, genética influi, mas não é imperativa. Nessa luta os hábitos ganham. Genes de doenças são acordados por maus hábitos, mas ficam inativos se o meio for saudável.


 Não perca tempo se lamentando. Está triste? Chore. Perdeu? Chore. Depois que a gente desaba, acaba e bola pra frente. Não fique ali remoendo e repetindo seu sofrimento milhares de vezes. Além de você sofrer faz todo mundo sofrer junto. Use sua energia pra pesquisar como você pode se curar. Porque você pode.


 Peça ajuda. Talvez você esteja fraco, desanimado, precisado de ajuda dos amigos da família ou ajuda profissional. Nunca tenha medo de pedir ajuda quando você precisar. Você não é o super homem ou a mulher maravilha , é?

Procure tratamento integral. Procure sempre profissionais que vejam você como um todo e possam perceber e encaminhar quando for preciso. Procure se nutrir de filosofia, fé, cultura, exercícios prazerosos, bons filmes. Avalie bem o que causou o problema, talvez você precise de um nutricionista, ou um educador físico, um terapeuta, um psicólogo, um sacerdote - além do médico, é claro.


 A doença é uma carta . Leia o recado, entenda, jogue fora.


 Cuidado com o “encosto” de coitadinho. Ninguém gosta de coitadinho, nem você.


O mundo precisa de você, você é forte.
 Eu acredito em você. E  você,acredita?

Bruna de Campos
Psicanalista e terapeuta floral

19 981941686

bruna.mudita@gmail.com

https://www.facebook.com/brunadecamposterapeuta

www.brunadecampos.blogspot.com



2 comentários:

Unknown disse...

Muito boa abordagem Bruna! Parabéns pelo texto...esclarecedor e incentivador...Concordo que A doença é uma carta...Difícil é decifrá-la.

Fernando disse...

fantástico
!